Na data em que escrevia essa mensagem, foi dito a um irmão, que perdera sua mãe para a COVID, que a Vontade do SENHOR, o nosso DEUS, é sempre boa, perfeita e agradável. Por isso, dele veio o questionamento: Como a vontade de DEUS pode ser sempre agradável em se tratando do passamento de um ente querido?
Isso é interessante e, todo questionamento das coisas concernentes a DEUS, devem: Ser feitos com humildade e reverência; Deve-se procurar as respostas nas Sagradas Escrituras, pois, confessionalmente (CFW, I, IX), cremos que, a melhor forma de responder à Bíblia é pela própria Bíblia que, nesse caso, afirma em Rm 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
E como seres pensantes, calcados nessa fé bíblica reformada, deveria bastar apenas dizer: É assim porque as Escrituras dizem desta forma. Porém, sempre queremos mais subsídios que nos embasem, não é mesmo? Estando esses no mesmo nascedouro Perfeito, a Palavra de DEUS, vamos em frente!
A Vontade de DEUS é agradável, e é perfeita, e é Boa, porque vem de DEUS, sendo o caráter DELE Bom, Perfeito e Autor só do que nos é o melhor. Outrossim, é esse tripé, porque ELE mesmo nos insta a orar diariamente querendo essa vontade, no Pai Nosso: SEJA FEITA A TUA VONTADE – pois creio que ela é, e sempre será, Boa, Perfeita e Agradável!
Pelo mesmo prisma, tem-se: 1Ts 5.18, onde DEUS nos manda dar graças em tudo uma vez que sabemos que tudo, in fine, vem DELE para nós, sendo o melhor – mesmo que não alcancemos como é esse pode ser o melhor muitas vezes.
Por fim, Rm 8.28 reporta a Vontade de DEUS Boa, Perfeita e Agradável, porque ELE faz com que tudo coopere para o bem daqueles que O amam! É o melhor não por si em si mesmo. Contudo pela razão DELE transformar em melhor! Veja-se Gn 50:20 “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”.
Assim, a vontade do SENHOR é sempre agradável, porque posso crer que é o melhor, e será convertido em bênção, comprovando que ELE Bom!
Nossa fé não é cega e utópica! Sabemos no que cremos e a razão pela qual cremos. Entretanto… sim, a fé é humilde e subserviente… Não alcançamos o tamanho e a perfeição do agir do nosso DEUS Três Vezes Justo, Perfeito, Todo Poderoso!
E, na hora que não alcançamos… sentindo dor, querendo algo totalmente o contrário, podemos lhe entregar a angústia, como diz Fp 4.6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
Irmão… A Vontade Soberana de DEUS não é déspota! Ela é, de fato, Boa, Perfeita e Agradável. Se não está conseguindo captá-la desta forma, clame e entregue-Lhe… a dor e a dúvida… Pois, como empreende tudo para o bem daqueles que O amam, fará infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Entregue a ELE quantas vezes voltar a doer, ou a incomodar. A Paz DELE está sempre à disposição e não significa ausência de problemas ou incertezas.